quarta-feira, 11 de julho de 2012

Notícias da WONCA Europe 2012



Entre 4 e 7 de Julho, decorreu mais uma WONCA Europe Conference.
Aspectos interessantes e positivos que me ocorre comentar:
- Workshop relacionado com o tema do sobrediagnóstico e sobre como comunicarmos os riscos associados aos rastreios aos pacientes. Contámos com a colaboração do John Brodersen, do Cochrane Nordic Group e um dos autores do folheto de informação sobre o rastreio do cancro da mama. A partilha de ideias nos grupos de trabalho foi bem interessante. Médicos de diferentes países, de diferentes contextos culturais e sociais acabam por lidar com problemas semelhantes: os pacientes não conhecem os riscos associados a certos rastreios e não é fácil comunicar-lhes certo tipo de informação. Foram analisados e comparados dois folhetos informativos sobre o rastreio do cancro da mama:
a) o do NHS, claramente tendencioso a favor do rastreio;
b) o da Cochrane, com uma linguagem mais técnica e difícil de compreender por alguns pacientes.
A solução talvez passe por descobrir uma linguagem mais simples, eventualmente simbólica para os pacientes compreenderem os eventuais riscos e benefícios quando se submetem a certos tipos de rastreios oncológicos.
Foi uma honra contar com a presença da colega Iona Heath neste workshop :))
- A participação portuguesa foi numerosa e com muita qualidade.
- O stand da APMGF fez uma excelente divulgação da WONCA Europe Conference 2014 que se realizará em Lisboa e foi muito procurado pelos participantes.
- O tema central do congresso “The art and science of General Practice” proporcionou uma série de palestras e workshops bem interessantes em que se debatia a relação entre a ciência e a arte e a forma como a arte pode contribuir para a melhoria da qualidade da Medicina Geral e Familiar – gostei disto!
Estes são apenas alguns dos comentários que me ocorreram, mas podem haver muitos mais… Deixo o convite aos colegas que estiveram presentes para os deixarem nos comentários….

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente, partilhe, participe activamente neste blogue :)