quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Histórias de uma e-grávida


As redes sociais, a web 2.0 está a ter um impacto inegável na forma como os nossos pacientes lidam com as questões relacionadas com a sua saúde. O texto que se segue é um bom exemplo disso. As nossas grávidas encontram-se em redes sociais agrupadas pelo mês da data provável de parto, vão partilhando experiências, sentimentos, dúvidas e vivências... Para mim, esta é uma forma de capacitação (health enablement /empowerment) notável. Os cépticos dirão que existem riscos,  a mim, parece-me que os potenciais benefícios superam claramente os riscos!
Obrigado à Filipa Duarte Gomes por ter autorizado a publicação deste texto:

“Venho partilhar com todas vocês uma lembrança...
Parece que foi ontem que encontrei um Grupo que se chamava Mamãs de Setembro de 2011 e que apressadamente me juntei ao grupo. Inicialmente não havia grande movimentação mas rapidamente foi ganhando movimento e futuras mamãs a juntarem-se ao cantinho.
Talvez aí com 6 ou 7 semanas as questões começaram a surgir, dúvidas, medos, receios... algo estranho sentíamos e, quase de imediato íamos partilhar tudo o que estávamos a viver (intensamente) umas com as outras... apesar de não nos conhecermos havia apoio, compreensão, acompanhamento mas acima de tudo uma amizade, que por muito que virtual que ela fosse, era verdadeira e pura, estávamos todas ali pelo mesmo motivo, pelos seres que cresciam dentro de nós aos quais chamaríamos de nossos filhos, relembro com carinho as mamãs que infelizmente não concretizaram a gravidez até ao fim, relembro-as e deixo-lhes um enorme beijinho a todas elas. Foram perto de nove meses de grandes emoções partilhadas por todas nós e vividas nas primeiras pessoas, partilhamos experiências, sentimentos, problemas, felicidades e tristezas, e com o passar do tempo aproximava-se o grande dia de cada uma... a pouco e pouco começaram a nascer as estrelinhas e a felicidade era tanta que sentia arrepios das palavras que lia dos que já eram papás. O meu dia aproximava-se tal como o vosso... cada vez mais o medo se apoderava de mim e dia após dia aumentava mais e mais, na véspera escrevi no nosso grupo que, "no dia seguinte era o nosso grande dia"... (estava apavorada) as lágrimas escorriam-me pela cara enquanto escrevia mas estava muito feliz mas apavorada, senti-a que me iam "roubar" o que foi só meu durante 9 meses para num dia ser de todos (do pai, avós, tios, primos etc) e não é egoísmo acreditem que não, apenas não queria deixar de sentir ele dentro de mim e de perder a minha barriga. É claro que assim que o vi pela primeira vez e a carinha dele tudo passou e a alegria, felicidade e o amor invadiu o meu coração. Nos primeiros dias de vida havia outros medos, outras dúvidas, sentimentos e experiências que mais uma vez partilhamos umas com as outras até hoje... Isto para dizer que de uma maneira ou de outra todas têm um papel fundamental no nosso dia a dia pois desde o nascimento, que fez ontem 9 meses, que partilho os momentos mais deliciosos e importantes da minha vida e juntando os meses da gravidez já perfaz 17 meses de intensas alegrias e os momentos mais felizes da minha vida que partilhei com todas vós. Um Beijinho muito grande a todas vocês um xi ♥ muito apertado e um Muito Obrigada por estarem sempre cá também não só a responder mas tal como eu a partilhar as vossas vidas.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente, partilhe, participe activamente neste blogue :)