terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O novo Windows Phone 7

Há dias, participei num evento, o 6º Seminário PocketPT, nas instalações da Microsoft Portugal em Oeiras. O evento foi sobre o Windows Phone 7, a nova aposta da Microsoft para smartphones e que vem substituir os tradicionais Pocket PC baseados no Windows Mobile.
O Windows Phone 7 parece promissor, tem um design interessante, de fácil utilização e baseia-se em princípios básicos já em vigor na concorrência, nomeadamente nos Android e nos iPhone. Por exemplo, funcionamento baseado na nuvem e a garantia da qualidade das aplicações através da centralização do seu fornecimento no Windows Marketplace (semelhante à AppStore para os iPhone).
Contudo, há alguns aspectos que convém ter em consideração para nós, médicos, que utilizamos esta ferramenta como um instrumento de trabalho e de apoio à pratica clínica:


1. O Windows Phone ainda não está completamente funcional em Portugal. Isso só acontecerá durante o ano 2011, quando forem lançados novos equipamentos com o software em português. Assim sendo, quem adquirir agora um Windows Phone, terá que criar uma conta Hotmail e colocar como país de origem o Reino Unido ou os EUA. Além disso, para adquirir aplicações terá que usar um cartão de crédito que tenha como base operacional um desses países.


2. As aplicações que actualmente correm no Windows Mobile não correm nos novos Windows Phone :( As aplicações médicas mais utilizadas como o Epocrates, o Mobile Merck Medicus ainda não dispõem de aplicações para o Windows Phone. É quase certo que serão produzidas a breve prazo...


Conclusão:
Por todas estas razões, por enquanto, parece-me prematuro adquirir um Windows Phone pois não conseguiremos, como médicos, que se transforme numa ferramenta auxiliar à nossa prática clínica. Contudo, no futuro, estes equipamentos poderão vir a ser interessantes... Até lá, a nós médicos, resta-nos as seguintes alternativas: iPhone, Android, Blakberry e os antigos Windows Mobile que, a breve prazo, irão deixar de ser produzidos.
Vídeos relacionados:







1 comentário:

  1. O Iphone, mesmo um "velho" com sistema operativo 3.*, faz praticamente tudo o que preciso. Como defeitos: 1) não se conseguem ler as circulares do sitio da DGS (são em flash, que o Opera mobile não lê e o sitio da D Geral não dispõe de versão mobile, vá lá saber-se porquê); 2) Também não conheço nenhuma versão de "receita electrónica" para iphone, o que também não é grave, dado que seria bastante difícil imprimi-la porque este caríssimo terminal também não é muito amigo da impressão simplex :-)
    Em tudo o resto, é excelente, e tem muito software médico a preços razoáveis. É pena ter tão pouca autonomia de bateria (1 dia, a custo ...)e, na função de telemóvel, ser tão básico.

    ResponderEliminar

Comente, partilhe, participe activamente neste blogue :)