terça-feira, 24 de maio de 2011

Medicina centrada em indicadores


Vem este meu texto a propósito de um excelente artigo de opinião publicado por Miguel Melo e Jaime Correia de Sousa na última edição da Revista Portuguesa de Clínica Geral:


O artigo levanta de uma forma bem estruturada alguns dos aspectos que urge resolver rapidamente na forma como as equipas de Cuidados de Saúde Primários estão a trabalhar em Portugal. Sim, porque esta discussão diz respeito a todas as equipas, quer aquelas que trabalham em Unidades de Saúde Familiares, quer as que estão em Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados. Indo ainda mais longe, como referem os autores, esta problemática acaba por se reflectir na própria população e na qualidade de cuidados que os nossos pacientes recebem.
O actual modelo de pagamento por desempenho, o actual conjunto de Indicadores de Desempenho e a metodologia seguida pelas entidades de contratualização promove  a "focalização e o afunilamento da prática clínica". Ou seja, promove uma prática clínica orientada para as metas que têm  que ser atingidas para cada indicador em detrimento de uma prática clínica centrada no paciente. Por outras palavras, neste momento, é significativo o risco de um paciente ver o seu médico de família muito preocupado com determinados procedimentos, por exemplo certos rastreios oncológicos em certos grupos etários, e menos preocupado em atender às queixas que realmente levaram o paciente à consulta.
Este tipo de problema não é um exclusivo nacional. Na verdade, ele é típico dos Sistemas de Saúde em que foram implementados sistemas de pagamento por desempenho. Há algumas semanas ouvi uma colega inglesa relatar a seguinte situação:
Uma paciente de 68 anos com dificuldades de mobilização por problemas osteoarticlulares recebeu em casa um convite para se deslocar ao Centro de Saúde para um exame periódico de saúde incluindo alguns rastreios. A filha foi ao Centro de Saúde e efectuou a seguinte pergunta ao médico: Esta consulta que aqui é proposta à minha mãe é no interesse de quem? Da minha mãe ou vosso?




2 comentários:

  1. O descrito nesta reflexão pode acontecer e eventualmente acontece mesmo.
    Contudo compete a cada um de nós nunca esquecer qual o seu papel como Médico de Família.
    Como Médico de Família lamento que nas USF exista este excesso de preocupação com o desempenho (?) impondo metas dificilmente atingíveis.
    E às outras unidades o que se exige ?
    Quais são as metas dos hospitais ?
    Que resultados pretendemos ?
    Quais os ganhos em saúde ?

    ResponderEliminar
  2. A imagem metaforiza na perfeição o que cada vez mais andamos a fazer...metas impostas quase impossíveis de atingir (acaba por ser uma estratégia de gestão empresarial, se conhecerem funcionários de multinacionais como a Portugal Telecom, perceberão quais as suas realidades), com ganhos em Saúde muitas vezes pouco ou nada mensuráveis... acrescento que à foto só faltam umas orelhas e umas palas de burro para ficarmos com o "ramalhete" completo.

    ResponderEliminar

Comente, partilhe, participe activamente neste blogue :)