segunda-feira, 10 de outubro de 2011

MGF.net Talks 2011: do esforço da sua organização


Nos últimos dias tenho-me desdobrado em reuniões, contactos, mails com múltiplos intervenientes neste evento. Apesar do esforço, nem sempre tenho conseguido levar a bom termo aquilo que desejo para servir melhor os colegas neste evento.

Posso dar-vos como exemplo o desejo de conseguir ter computadores para treino nos workshops. A Megatronica, em boa hora, decidiu apoiar este evento através do fornecimento de computadores portáteis para os workshops. Assim, posso garantir-vos que, pelo menos no workshop de Informática Básica e no workshop das "TICs na prática clínica" teremos 1 computador por formando ou, pelo menos, por dois formandos. Contudo, tem sido bem mais árdua a tarefa de conseguir ter computadores com o SAM ou com o MIM@UF para os respetivos workshops... Ainda na sexta-feira passada tive uma reunião na ACSS: foi-me prometido um esforço nesse sentido, mas a estrutura pesada e antiquada do SAM talvez não possibilite aquilo que todos desejávamos: ter o SAM nos portáteis para os formandos poderem testar e treinar. Talvez seja mais fácil uma solução para o MIM@UF.

Por vezes dou comigo a pensar... todo este esforço poderá ser inglório se os colegas não aderirem e não participarem neste evento...  Afinal, porque é que organizo este evento?

Porque acredito que um evento deste tipo nos faz falta.

Porque acredito que é possível organizar um evento científico com qualidade e com um modelo inovador que facilite o diálogo e a partilha de conhecimentos.

Porque me parece importante este espaço de reflexão sobre tecnologias que nos entram pela porta adentro a uma velocidade tal, que se torna difícil a real perceção do seu impacto em nós e na relação que construímos com os nossos pacientes.

Porque por detrás do MFamiliar.net estão os rostos humanos de todos nós, autores e leitores, e como humanos que somos, vai-nos fazer bem o reencontro.

Um abraço, Carlos Martins

1 comentário:

  1. Estes eventos são, na minha opinião, essenciais à formação actual de profissionais competentes.

    As novas tecnologias chegaram a um ponto onde não podemos simplesmente protelar a aprendizagem até que tenham impacto significativo no mundo actual, pois esse período de tempo é hoje em dia praticamente nulo.

    Devemos por isso insistir cada vez mais na formação para estas novas possibilidades.

    Sou estudante e tive imensa pena de não ter conseguido ir às MGFTalks.net, mas considero-as de extrema importância para a prática médica.

    ResponderEliminar

Comente, partilhe, participe activamente neste blogue :)