segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Uma forma de começar, uma forma de comunicar

Este é o meu primeiro "editorialblog". O "editorialblog" do sítio www.mgfamiliar.net . Um editorial porque se assemelhará a isso. Mensalmente, colocarei aqui um texto de reflexão relacionado com os temas abordados no MGFamiliar.net: medicina, medicina geral e familiar, formação pré e s-graduada, saúde em geral... Um blog porque também terá essa característica e os leitores terão a oportunidade de comentar publicamente esses mesmos textos de reflexão. Então, bem-vindos ao MGFamiliar.net editorialblog!
Nesta primeira edição, vou partilhar convosco a história do MGFamiliar.net. O meu gosto pessoal pelas novas tecnologias de comunicação aliou-se à necessidade sentida durante o desempenho da minha actividade profissional, de criar este espaço de comunicação. A minha actividade profissional tem duas facetas diferentes, mas intensamente relacionadas: a de médico de família e a de docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Da função docente, resultou a necessidade concentrar um conjunto de ligações a informação pertinente num único sítio e de acessibilidade fácil. Da função clínica, surgiu a necessidade de recolher sítios com informação sobre saúde com qualidade e disponibilizá-los aos meus pacientes.
Tudo o que veio a seguir, apareceu de forma natural. Construído com o espírito de um passatempo, aproveito normalmente uma nesga de tempo livre, para acrescentar algo aqui, algo ali. O ritmo é lento. Por vezes, escrevo uma frase ou um parágrafo por dia… Outras, nem para isso consigo ter disponibilidade. O meu avô ou o meu pai, quando têm tempo livre, aproveitam para esgravatar um pouco mais na terra. Gabo-lhes o bom gosto! A mim, dá-me para esgravatar no teclado. Da terra, quando reunidas as boas condições, nascem frutos e alimentos deliciosos. Do teclado e deste mundo de partilha global, enfim, tenho esperança de que possam nascer também bons frutos. A ver vamos, a ver vamos…


2 comentários:

  1. Caro Dr. Carlos Martins,

    Como seu paciente (família também) queria dar-lhe os parabéns pela sua iniciativa de promoção da medicina familiar a um público mais vasto e leigo, não se fixando nos especialistas, através da internet. Deve ser caso raro esta forma de comunicação por parte de um médico de família.
    Confirma a ideia que tínhamos (eu e família) de si: um médico com Vocação e não apenas com grandes notas.
    Aproveito para deixar informação sobre debate que, ocorrerá, amanhã, 02 de Abril, no CREU (Centro Universitário dos Jesuítas - www.creu-il.com ), Rua Oliveira Monteiro, 562, no Porto. O título é " Noite de urgência: "Sistema ... doente, utente ou cliente?". Parece que vem a calhar, no meio de toda polémica sobre o SNS. O que é que nós somos afinal para o SNS, pergunto eu?
    Bem haja e, mais uma vez, parabéns pela sua iniciativa,

    Sérgio Almeida
    Porto

    P.S.: Como não consigo adicionar um ficheiro com folheto do referido debate, vou mandá-lo para o seu "mail"

    ResponderEliminar
  2. Nunca é tarde para nos integrarmos nesta "forma de comunicar". Sempre que me for possivel, não deixarei de o fazer. Acho muito interessante a partilha de reflexões.

    Um grande abraço. Joaquim Sá

    ResponderEliminar

Comente, partilhe, participe activamente neste blogue :)