domingo, 24 de agosto de 2008

A Mena e a Mina


Nas férias concedo a mim me mesmo o luxo de actualizar vários ficheiros. Um dos ficheiros que é um clássico actualizar é o “veranimacaocomfilhos.sys” (além do “passartempocomfamília.exe”, “brincarcomfilhos.exe”, “brincarcomesposa.exe”, “passear.jpg”, “saborearavida.htm”…) .

Aproveito esta actualização para dialogar com os meus filhos, para os questionar, para incentivá-los a terem uma visão crítica, para abordar vários temas focados nas histórias… Pois bem, este ano fui agradavelmente surpreendido pela série “Mena e Mina” da RTP2. Um dos episódios abordou a história de um casal idoso. A forma como o avozinho preparou as coisas para a sua morte por doença prolongada foi apresentada de forma muito interessante. Mas, não ficou por aqui. No mesmo episódio, foi possível ver a forma como a avozinha lidou com o seu luto e, depois, seguiu-se a sua história até à sua própria morte. Tudo isto salpicado por uma ternura e um amor imenso, e apimentado pela interferência de um construtor civil que pretendia fazer passar uma estrada pela árvore especial da avó e do avozinho, onde jaziam os seus restos mortais.

Falar da morte com as crianças não é fácil e esta foi uma forma interessantíssima de o fazer. Pedagogicamente, a metodologia seguida pareceu-me muito adequada e fiquei feliz por ter assistido a este episódio com os meus filhos. Este actualizar de ficheiros em tempo de férias é mesmo vital. E os meus filhos continuam a crescer…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente, partilhe, participe activamente neste blogue :)