sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Vacina HPV: “Reasons for Caution”



Na edição de 21 de Agosto de 2008 do New England Journal of Medicine é publicado um estudo de custo-efectividade da vacina que visa proteger a mulher do cancro do colo do útero e, a propósito deste estudo, é publicado também um editorial sob o título “Human Papillomavirus Vaccination – Reasons for Caution”. Este editorial levanta algumas questões críticas que permanecem sem resposta científica:

- Quanto tempo durará o efeito protector conferido pela vacina?

- Os estudos sobre a eficácia da vacina demonstraram que ela é eficaz na redução da incidência de lesões pré-cancerosas provocadas pelo HPV-16 e HPV-18, mas será que também conseguirá reduzir o cancro do colo do útero e a mortalidade por este cancro?

- Dado que o nosso sistema imune resolve de forma natural a maioria das infecções por HPV, como irá esta vacina afectar a imunidade natural e que implicações terá no futuro?

- Que impacto terá esta vacina nos programas de rastreio do cancro do colo do útero (citologia cervical / Papanicolaou)? Haverá riscos de uma menor adesão ao rastreio das mulheres vacinadas e, por isso, um risco importante de contraírem cancro do colo do útero uma vez que a vacina apenas protege contra dois dos múltiplos tipos de HPV que provocam o cancro do colo do útero?

- Como irá a vacina afectar os restantes tipos de HPV que também são causadores do cancro do colo do útero? Poderá ocorrer, por pressão selectiva, um recrudescer dos outros tipos de HPV?

Tal como diz Charlotte J. Haug, a resposta a algumas destas perguntas poderá demorar décadas… Na verdade, a pressão sobre os decisores políticos para a integração desta vacina nos programas nacionais de vacinação tem sido enorme. Mas, na verdade também, a decisão tem sido tomada apenas ao nível político, porque ao nível científico ainda permanecem muitas perguntas por responder. Existe, por isso, uma dúvida legítima sobre o real benefício para a saúde da mulher de um tão avultado investimento.

Sobre este mesmo assunto vale a pena ler o texto de Juan Gérvas publicado na edição de Set/Out 2007 da Revista Portuguesa de Clínica Geral: La incierta prevención del cáncer de cuello de útero con la vacuna contra el Virus del Papiloma Humano .

E só mais algumas perguntas e respostas…

Acham que o cancro do colo do útero é um problema preocupante e prevalente em Portugal?

R.: Não me parece… Observem: em média, nos últimos anos, têm morrido anualmente cerca de 1500 mulheres por ano por cancro da mama. Por cancro do colo do útero, esse número ronda as 200.

Actualmente, já é possível prevenir o cancro do colo do útero?

R.: Sim! A citologia cervical, vulgarmente conhecida como Papanicolaou é eficaz na prevenção do cancro do colo do útero.

Agradeço desde já os vossos comentários a este tema e visitem também a poll da secção “público”. Aliás, não visitem só, votem também!

Um abraço,

Carlos

2 comentários:

  1. Carlos, o Juan Gérvas na sua imensa sabedoria pré-tecnológica falou disso tudo muito antes do New England. Tenho fornecido o seu artigo às minhas pacientes que procuram informação séria sobre esta vacina.

    ResponderEliminar
  2. Visão deveras interessante neste espaço, opiniôes como aqui está emotivam a quem quer que reflectir aqui !!!
    Entrega mair quantidade do teu espaço, aos teus utilizadores.

    ResponderEliminar

Comente, partilhe, participe activamente neste blogue :)