terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Obrigado, Dr. Vítor!


Obrigado, Dr. Vítor Ramos, pelo seu excelente livro "A Consulta em 7 passos"! Obrigado pela sua ideia, por ter pedido e ter aceite múltiplos contributos e pela disponibilização do mesmo em
pdf. Obrigado, porque se tornou mais fácil rever alguns aspectos da consulta, porque se tornou mais fácil explicar aos alunos como abordar a consulta e porque os internos sentir-se-ão mais seguros na sua iniciação na consulta. Finalmente, obrigado pelo facto de o considerar uma obra inacabada... 

Não resisto a partilhar com os leitores do meu blogue (alunos de medicina e médicos, que me desculpem os restantes leitores...) dois parágrafos da nota prévia deste livro:

"Este livro propõe uma estrutura e um conteúdo-guia para orientar a realização de consultas de medicina geral e familiar livro. Pode, eventualmente, ser útil para outras especialidades médicas, em especial para as especialidades mais generalistas."

"Durante décadas os estudantes de medicina foram treinados exaustivamente na elaboração de histórias clínicas durante o internamento – seguindo uma estrutura e um guião de conteúdos consolidados ao longo de gerações médicas. Há que manter esse património precioso no cuidar do doente internado. Porém, este modelo é inadequado para consultas realizadas num período de tempo limitado, com tempos médios entre 15 e 30 minutos, mas beneficiando de uma relação de proximidade e de continuidade de cuidados ao longo do tempo. Por isso, a par do treino da história clínica em internamento, é necessário dar igual importância e ênfase ao treino de realização de consultas. Porque as consultas são, de longe, a grande maioria dos actos que a maior parte dos médicos irá realizar ao longo da sua vida profissional."

Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente, partilhe, participe activamente neste blogue :)