segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Receita electrónica obrigatória, tudo menos simplex :(

A partir de 1 de Março deste ano será obrigatória a prescrição em Receita Electrónica. Ora, 1 de Março, está a bater à porta e, ao que parece, o Simplex ainda não chegou a este processo. 


Desde o momento que o médico decide comprar um determinado software até poder, efectivamente, passar uma receita electrónica irá decorrer um período que leva, em média, entre 1 mês e 1 mês e meio! Nesse período, terão que ocorrer uma série de passos administrativos que envolvem:
- registo na Comissão Nacional de Protecção de Dados e respectivo pagamento de 60,00 €
- Envio de documentação para a ACSS
- Envio, pela ACSS, do código local de prescrição
- Impressão de uma receita com o código local de prescrição
- Novo envio de documentação à ACSS
- Envio, pela ACSS, dos dados relativos ao Sistema de Conferência de Facturas
E só depois, 1 mês a mês e meio depois, o médico pode prescrever em receita electrónica.


Ora, este mês e meio de demora pode ser um obstáculo real à concretização desta medida. A grande maioria dos médicos não tem consciência desta demora que, em boa verdade, parece ser pouco justificável à luz das novas tecnologias. Isto quer dizer que os médicos terão no máximo esta próxima semana para iniciar todo este processo de forma a conseguir ter o sistema de prescrição electrónica pronto a funcionar no dia 1 de Março.


De forma a facilitar a tarefa de opção fica aqui a lista dos programas de prescrição electrónica certificados pela ACSS:


Glintt - Healthcare Solutions, S.A. - SGICM-P (versões; 3.1.1 e 4.1 ) / Higia Medical Software 


ALERT Life Sciences Computing, S.A.- Módulo de Prescrição Medicamentosa - Alert


MedicineOne 


QUIDGEST  PRACTIS - Prescrição Racional de Medicamentos


HIS, E-Health Innovation Systems, Lda Módulo de prescrição Electrónica VITACARE


Manuel da Conceição Gonçalves Mesquita  - Gestão Hospitalar Prescrição Electrónica
Link: não encontrado


Evolute - Consultoria Informática, Ld.ª EvoluteFarma


Cimplecare, Lda. - iReceita / iCare EHR


Hewlett-Packard Portugal HP-HCIS Prescrição Electrónica de Medicamentos
Link: não encontrado


Mobilwave - Tecnologias de Informação, S.A. DOCbase - Receita electrónica


Siemens, S.A.  Siemens e-Prescription
Link: não encontrado


Infortucano  - CardioBase

11 comentários:

  1. Entretanto, ao que julgo saber, ultrapassados os respectivos 90 dias de prazo, não foi ainda publicada a portaria referente às regras de prescrição de medicamentos por via electrónica e da respectiva receita médica, bem como o regime transitório da receita manual de medicamentos, conforme previsto no Artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 106-A/2010, de 1 de Outubro.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que se trata de um processo demasiado complicado. Parece que o objectivo do Ministério da Saúde é mesmo diminuir a despesa com a comparticipação de medicamentos. Teria sido muito melhor a criação de um site oficial de acesso gratuito com login para prescrição electrónica. Tal como os chamados recibos verdes são passados no site das finanças também o Ministério da Saúde deveria ter criado uma página para prescrição.

    ResponderEliminar
  3. e como fazer quando se é um chamado prescritor doméstico, ou familiar? extinguiram-se os meus direitos de prescrever, ou tenho de pagar sempre consulta no CS para um colega prescrever, amim, ao meus filhos ou netos????
    ando intrigada, mas gostaria de saber....

    ResponderEliminar
  4. Mais há mais. Esses estavam com base numa aprovação anterior as novas normas.

    ResponderEliminar
  5. Apesar do referido, a partir de 1.Março, sai uma nova lista. Pois os que existem só são validos até 28-Fevereiro-2011.
    Um que vi interessante foi o wCLINICAS. Tambem faz facturação a entidades.

    ResponderEliminar
  6. Sobre este assunto, alguém me sabe explicar como se processa a emissão de receitas electrónicas por um profissional de saúde que exerce serviço de medicina no trabalho em várias empresas, isto é, a receita é emitida em nome do médico(a) ou da empresa?

    ResponderEliminar
  7. É com muito prazer que indico
    o site do Siemens e-Prescription:

    https://www.swe.siemens.com/portugal/web_nwa/pt/PortalInternet/QuemSomos/negocios/Healthcare/microsites/Documents/e-Prescription/index.html

    ResponderEliminar
  8. Realmente o processo é complicadissimo. Há uma semana, depois do presidente da OM ter dito que ainda nem sequer foi publicada a lista das empresas certificadas, lá foi colocaDO NO DIA SEGUINTE A MESMA LISTA ANTIGA. Só que essas mesmas teriam de ser recertificadas e ainda não o foram. Portanto manté-se o processo. Isto sem falar do acordo de prescrição do utilizador/entidade com a ACSS. acredito que esteja uma resma de papeis na ACSS para ser verificado a validade desses pedidos

    ResponderEliminar
  9. Pois também acho que o Ministério da Saúde deveria criar um site para este efeito. A questão é que há muita gente interessada em que assim não seja, para justamente poder ganhar dinheiro com o fornecimento do tal software. Além disso o Estado lava daí as mãos, os médicos que aguentem com mais esta alcavala...

    ResponderEliminar
  10. Existe algum gratis, razoavel e de facil inscrição???

    ResponderEliminar

Comente, partilhe, participe activamente neste blogue :)